O paraíso carioca da macro fotografia

Inverno, período em que a maioria dos mergulhadores acaba buscando as águas mais “calientes” do Caribe ou de alguma paradisíaca ilha na Indochina, mas para os fotógrafos tarados e ávidos por achar novas e velhas criaturas a serem registradas, e com pouco tempo ou $$ para gastar, tem na região dos lagos no estado do Rio de Janeiro, um verdadeiro paraíso para a macro fotografia, para os amantes da vida microscópica, Cabo Frio localizada a apenas 155 km do Rio de Janeiro, 587 km de São Paulo e 581 Km de Belo Horizonte, na Costa do Sol, se destaca no cenário fluminense como uma das mais importantes cidades turísticas do país e além de um dos mais interessantes destinos de mergulho para fotografia macro do Brasil.

São 411 Km² margeados pela lagoa de Araruama e pelo oceano Atlântico, com 19 praias paradisíacas, trilhas, restaurantes, uma rede com mais de 90 meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas da moda, muito sol e aventura. Além disso, as peculiaridades da fundação da cidade reservam uma experiência ímpar de imersão em séculos de cultura e história.

Cabo Frio oferece aos amantes de aventura trilhas, grutas, rios, paisagens e ilhas, enquanto os pesquisadores e amantes da natureza são brindados pelos sambaquis com dunas e sítios históricos. Tudo isso sem falar na hospitalidade dos quase 200 mil habitantes que recebem os visitantes como parte da família.

Descoberta em 1503 pelos portugueses, a cidade foi colonizada a partir de 1615, sendo a sétima cidade mais antiga do Brasil. Com mais de 500 anos de história, Cabo Frio teve sua economia baseada na atividade pesqueira e, principalmente na produção de sal durante muito tempo. A partir da construção da Ponte Rio Niterói (década de 70) a cidade começou a despertar para o desenvolvimento através da atividade turística. 

Na década de 80, com a descoberta de petróleo na chamada “Bacia de Campos”, o município passou a receber recursos substanciais de “royalties”, o que permitiu ao poder público estabelecer diretrizes para um crescimento ordenado e a reorganização da cidade, com consideráveis investimentos em infra-estrutura. 

Atualmente a atividade turística comanda a economia do município, seguida da pesca e da confecção de moda praia. Já o Parque Salineiro, dá sinal de exaustão por causa da concorrência do produto nordestino e pela especulação imobiliária ao longo da Lagoa de Araruama.

Situada na baixada litorânea a sudeste do Rio de Janeiro, onde a linha de costa muda bruscamente de direção, o município de Cabo Frio estende-se por uma superfície de 410.693 km². As coordenadas geográficas da sede municipal são: 22052’24” de latitude sul e 42000’54” de longitude oeste, numa altitude média de 4m. O município limita-se ao norte com Casimiro de Abreu, ao sul com Arraial do Cabo, a oeste com São Pedro da Aldeia e Araruama e a leste com o Oceano Atlântico e Búzios.

Sobre os Mergulhos

Começamos uma brincadeira, uma gincana para achar os olhos mais estranhos e coloridos de peixes e crustáceos, formas e texturas diferentes, uma maneira diferente e curiosa de retratar alguns dos animais que geralmente fotografamos durante nossos mergulhos.

Uma semana com direito a mais de 10 espécies de nudibrânquios registrados, incluindo uma espécie nova e o registro de um comportamento inédito, um nudi Roboastra devorando um Tambja.

Ilha dos Papagaios

É a ilha mais próxima e com pelo menos seis opções distintas de mergulho, com destaque para as três enseadas na face oeste, 1,2 e 3 que propiciam operações com excelente abrigo aos ventos predominantes da região, e consequentemente torna-se palco de alguns dos melhores pontos para realizar fotografias macro, e por todos esses motivos é o ponto mais visitado da região, apresentando uma fauna variada e rica.

Em alguns pontos, a profundidade varia entre 18 e 40m ao largo de Papagaios, com razoável abrigo ao vento Leste, e com fundo de areia e lodo. 

Primeira, Segunda e Terceira Enseadas.

Ideais para iniciantes e aulas de mar, pois oferecem sempre mar calmo e poucas profundidades. Estes três pontos de mergulho foram agrupados devido à sua proximidade e características bastante similares. 

O destaque fica para o ponto que divide a segunda e a terceira enseadas. Neste pequeno cabo, encontramos uma formação rochosa que vai até 21m, onde na área mais rasa, apresentam belas entradas com pequenas grutas.

Na terceira enseada encontramos algumas manilhas colocadas no fundo, uma tentativa de criar um recife artificial, que até obteve um sucesso parcial, sendo comum encontrar mangangás e badejos em seu interior. Profundidade: 12 a 21m.

Ponta Oeste / Terceira enseada

É considerado o melhor mergulho de Papagaios. Iniciando por esta face da ilha, pode-se alcançar até os 21m e nadar em direção a terceira enseada, onde encontram-se profundidades entre 3 e 6m.

Normalmente são vistos peixes de médio porte como frades e badejos e tartarugas. Atenção às reentrâncias nas paredes, pois normalmente formam um refluxo, oferecendo certa dificuldade. Profundidade: 12 a 21m.

Face Nordeste / Corisco

Características bastante semelhantes às enseadas da face oeste, porém, com abrigo menos eficaz e um fundo mais pobre, e frequentemente com fortes correntezas. Profundidade: 8 a 18m.

Para mergulhar em Cabo Frio contamos com a operação da Litoral Sub Operadora de mergulho local, que conta com excelente infra estrutura, embarcação própria, e pousada com todo o conforto para grandes e pequenos grupos, sob a supervisão do “Edu” que nos levou nos melhores pontos e nos deu dicas importantes para achar as melhores paredes e enseadas onde encontramos toda a sorte de criaturas, desde nudibrânquios e cavalos marinhos, até minúsculos caranguejos e outros crustáceos que nos deleitaram durante horas de mergulho, com profundidade média de 10 a 12 metros durante nossas imersões não saiamos da água antes de 1:30 de fundo, e testando a paciência de nossos companheiros de mergulho, pois a variedade e quantidade de pequeninas criaturas não nos deixava voltar ao barco antes de quase zerar nossos cilindros, o resultado de 6 mergulhos onde 3 fotógrafos fizeram juntos mais de 27 horas de mergulho em 3 dias estão nessas páginas, divirta-se e inclua Cabo Frio na sua listinha de lugares preferidos, é pura diversão.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *