North Sulawesi está se tornando mais conhecida entre os mergulhadores do mundo inteiro, é uma ótima opção em uma parte da Indonésia ainda pouco conhecida.  

Vim para Manado via Jakarta, saindo de Bali, o resort fica a uns 25 minutos de carro do aeroporto, a cidade é grande e possui shopping e restaurantes, já o resort é mais afastado e incrustado no meio da natureza.

Mais sobre Manado

Manado é a capital de Sulawesi do Norte, com seus cerca de 450.000 habitantes Faz fronteira com o Mar das Celebes e com o parque marinho de Bunaken, tendo ainda belas terras cultivadas e vulcões, Manado oferece uma das áreas mais prósperas e cênicas na Indonésia. 

O distrito de Minahasa é no interior de Manado e possui alguns dos solos mais férteis da Indonésia. Tradicionalmente, a agricultura de cocos, cravinho e noz-moscada trouxeram grandes riqueza para os habitantes locais. 

Não admira que, nos tempos coloniais holandeses, Manado fosse uma importante fortaleza.

A maioria da população ainda é cristã e só isso já distingue Manado e Minahasa do resto da Indonésia, que é principalmente muçulmana. Manadonese e Minahasans são divertidos, extrovertidos em suas expressões e gostam de fazer piadas. 

Eles adoram cantar e são famosos em todo o país por suas habilidades vocais. 

A riqueza e a diversidade da vida marinha no parque marinho de Bunaken são as razões pelas quais o turismo está florescendo e se desenvolvendo em Manado e coloca esse paraíso escondido em destaque no cenário mundial de mergulho.

Mais sobre Bunaken

O Parque Nacional Marinho de Bunaken é uma reserva natural oficialmente protegida e reconhecida. Com uma seção Norte e Sul, divide-se em duas partes principais. Seu tamanho total é de 79.056 hectares de área terrestre e marinha. 

Enquanto a seção sul consiste inteiramente de área costeira, a seção norte tem, ao lado da área costeira, 5 ilhas dentro de seus limites. Estas ilhas são: Bunaken (que dá nome ao parque), Siladen, Manado Tua, Mantehage e Nain. No total, quase 22.000 pessoas vivem dentro do parque, divididas em cerca de 30 aldeias (kampungs). O parque foi povoado por muitas gerações. Muito antes desta área ser declarada uma reserva marinha em 1991. Eles vivem principalmente da pesca e agricultura.

Apesar de Bunaken já ser um parque marinho há quase 25 anos, foi só a partir de 1998 que iniciou-se uma proteção efetiva. Com a introdução de uma taxa de entrada em 2001, o parque tornou-se um modelo para outras reservas marinhas e em 2003, foi o vencedor do prêmio “Tourism for Tomorrow” Award promovido pela Brittisch Airways.

Hoje, o parque marinho de Bunaken é considerado uma das melhores áreas de mergulho do mundo. Água límpida, azulada e morna, paredões com uma enorme variedade de corais e grandes pelágicos, pequenas criaturas, e ocasionalmente baleias e golfinhos. Um verdadeiro paraíso para mergulhadores iniciantes e experientes e um deleite para os fotógrafos. A maioria dos locais de mergulho também é excelente para a prática de snorkel, por isso, se você não mergulhar, mas gosta de curtir as maravilhas subaquáticas sem toda a parafernália do mergulho autônomo, Bunaken também é o lugar certo para isso.

Celebes do Norte

Paredes impressionantes e corais duros, perdemos a conta do número de tartarugas em um único mergulho. Tubarões de recife, cardumes, cobras marinhas, arraias, criaturas abundantes e vida macro, golfinhos residentes e baleias-piloto ao lado do barco, avistamentos ocasionais de dugongs, e avistamentos sazonais de baleias, além de todos os corais vibrantes e coloridos da região.

Manado Bay

Uma mistura de areia preta e branca e mergulho em recifes, que é o lar de algumas das criaturas mais raras e únicas da Indonésia, incluindo mimic octopus, lula, flamboyant cuttlefish, cavalos-marinhos e numerosas espécies de crustáceos, nudibrânquios e frogfish. Para os fotógrafos subaquáticos que gostam de macro os locais de mergulho em Manado Bay são repletos de ótimas oportunidades.

Visão geral rápida:

Topografia: Paredões de corais no Parque Marinho Bunaken, mucky dive e recifes ao redor de Manado Bay e um naufrágio com 60 metros de comprimento. 

Temperatura da água: 28 – 29 graus durante todo o ano

Visibilidade: média de 30m

Nível de dificuldade: Mergulho fácil durante todo o ano, embora existam alguns locais para quem gosta de desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *